O ouro pode perder um pouco de seu brilho conforme o tempo passa, devido ao acúmulo de resíduos. Por isso, nada melhor que uma boa limpeza para ajudar aquela sua peça de ouro que está meio apagadinha, a recuperar o seu brilho.

Então, se você está buscando formas de limpar ouro de forma adequada, está no lugar certo. Separamos 5 dicas incríveis, para todos os gostos, com produtos que você pode até ter em casa mesmo. Aprenda como limpar sua aliança de ouro, corrente ou qualquer outra joia. Vamos lá!

1) Limpar Ouro com Detergente

  • O processo é muito simples. Separe suas joias em ouro que precisam de uma limpeza. 
  • Coloque 1L de água morna em um recipiente e acrescente 2 colheres de detergente líquido (preferencialmente algum detergente neutro).
  • Em seguida, coloque suas joias no recipiente e deixe lá dentro “de molho” por 15 minutos. 
  • Retire da água e esfregue o ouro delicadamente com uma escova de dentes de cerda bem macia (para não arranhar),e limpe completamente nos mínimos detalhes. 
  • Enxágue em água corrente preferencialmente morna (cuidado para não cair pelo ralo nesse momento, use um escorredor de macarrão ou uma peneira para ter mais confiança).
  • Coloque as joias sobre um pano macio de algodão, ou se possível aquele próprio para polimento, de microfibra.

Pronto! Jeito simples, rápido e eficaz de limpar ouro.

 

2) Limpar Ouro que possui Pedras – com Água Gaseificada

Joias que possuem pedras coladas não devem ser submersas na água, pois a água pode amolecer a cola e fazer com que alguma pedra se solte. Por isso, nesses casos aconselhamos a limpar o ouro com água gaseificada e detergente. A água gaseificada ajuda a eliminar as impurezas mais profundas do ouro.

  • Separe suas joias em ouro que possuem pedras e faça uma verificação, veja se nenhuma pedra está se soltando e se os fechos estão seguros.
  • Faça uma mistura com sabão detergente líquido (neutro) e água gaseificada.
  • Embebede um pano macio (de algodão) na mistura.
  • Delicadamente, esfregue o pano em sua joia, a fim de limpá-la. Tome bastante cuidado com as pedras, seja gentil, é um processo que exige paciência.
  • Com um outro pano seco, esfregue a joia até tirar todo o sabão e excesso de água. Aproveite para dar um acabamento de polimento no ouro, secando com um pano de microfibra próprio para joias.
  • Vire a parte com as pedras de cabeça para baixo, para secar completamente e evitar que fique qualquer líquido acumulado embaixo delas.

E pronto, ouro e pedras estão limpos!

3) Limpar Ouro com pasta de dente – Joias sem pedras

Parece esquisito, mas funciona. A pasta de dente (branca, não em gel) possui microparticulas polidoras, que além de limpar o ouro ainda ajudam no polimento das joias, removendo até mesmo arranhões superficiais. Evite usar esse método em joias que possuem pedras, pois dependendo do tipo da pedra, pode acabar danificando-a e tirando seu brilho.
● Coloque um pouco de pasta de dente branca em um pano macio (de
algodão) e aos poucos, esfregue delicadamente a pasta sobre o ouro, a fim de limpar e também polir. Faça com muita delicadeza, se possível em movimentos circulares até que você sinta que passou por todos os
cantos.
● Enxágue em água corrente (use uma peneira ou um escorredor de
macarrão por baixo para evitar que a joia escorregue para o ralo).
● Coloque sobre um pano limpo e macio, e seque delicadamente em
movimentos circulares, para polir.
Como a pasta de dente é abrasiva, esse método não deve ser usado com frequência, pois pode ajudar a desgastar o ouro. Sugerimos apenas para alguma ocasião especial, por exemplo, em que você precisa usar uma peça em ouro e quer dar um trato nela pois ela está meio apagadinha,sabe?

4) Limpar Ouro com Limpador Líquido Monzi

Essa dica é para os que querem fazer algo quase profissional, gastando pouco. Esse limpador da marca Monzi é próprio para joias em Ouro, e garante uma limpeza rápida e segura. Você pode encontrá-lo em sites de varejo ou no Mercado Livre mesmo, é baratinho.
Segundo o fabricante, basta mergulhar a joia em um recipiente com o líquido Monzi, durante 10 segundos (não ultrapassando mais que isso).
Em seguida, retire a joia e enxágue em água corrente (lembre-se de usar um escorredor ou uma peneira para não perder a joia para o ralo).
Seque com uma flanela para dar brilho e um leve polimento.
Fácil, rápido e mais seguro.

5) Limpar Ouro com Flanela Mágica

Essa aqui é a mais fácil de todas! Essa flanela não tem o nome Mágica a toa. Se trata de um tecido especialmente feito para dar limpar ouro e dar brilho. Garante a limpeza e polimento das joias em ouro sem a necessidade de utilizar qualquer líquido.
Para usar, basta esfregar delicadamente a flanela em todas as partes do ouro, até limpá-la completamente e ficar com um acabamento polido.
Ela pode ser reaproveitada várias vezes. Você pode encontrar essa flanela também em sites especializados ou no próprio Mercado Livre.

Gostou? Queremos saber qual dessas dicas deu certo com você e também se você tem alguma outra dica bacana para compartilhar. Envie um e-mail pra gente no havila@havilajoalheiros.com.br