QUILATES DO OURO

 

Uma dúvida muito frequente em relação ao ouro, é sobre os seus kilates e como eles influenciam no preço do ouro. Na verdade é tudo muito simples, mas se você quer comprar ou vender ouro precisa entender sobre o assunto.  Por isso, separamos esse conteúdo especial para explicar tudo para você.

O que são os kilates do ouro?

O kilate (ou quilate) é uma unidade de medida da pureza do ouro, é a quantidade real que existe de ouro em um objeto. Sua abreviação é a letra “k”. Existe o ouro de 24 kilates que possui 99% de pureza e existem outras variações como 22k,20k,18k,14k e etc. Mas qual a diferença?
Imagine que o ouro é um metal muito maleável. Uma peça com 99% de pureza de ouro, ficaria muito mole e se quebraria facilmente. Para que ela fique mais “firme”, são acrescentados outros metais ao ouro, para garantir mais rigidez e durabilidade à peça. Ou seja, se são adicionados metais, o ouro deixa de ser 99% puro. É aí que surgem as variações de kilates, determinando quanto de ouro existe em uma peça.

  • Ouro 24 kilates: 99,99 de pureza (ouro mil)
  • Ouro 22 kilates: 91,6% de pureza
  • Ouro 20 kilates: 83,3% de pureza
  • Ouro 19,2 kilates: 80% de pureza (Ouro 800 Ouro Português)
  • Ouro 18 kilates: 75% de pureza (Ouro 750 ou Ouro 18k)
  • Ouro 14 kilates: 58,3% (Ouro 583, Ouro Americano)

Ouro 18k e por que é mais conhecido?

No Brasil, o mais comum é que as joias finas sejam fabricadas em Ouro 18k. É o padrão mais aceito pelo mercado de joalherias. É possível que as joias sejam fabricadas abaixo disso, como em Ouro 14k (chamado Ouro Baixo), mas não possuem a mesma qualidade. Esteja sempre atento durante a compra de uma peça em ouro, sobre sua “kilatagem”. Exija sempre um certificado dos kilates da peça.

Preço do ouro e cotação ouro 24k

O preço do ouro aumenta conforme sua pureza, ou seja, quanto maior os kilates maior será o seu valor. Isso nos ajuda a compreender também a diferença entre o valor da grama do ouro dado pela bolsa de valores (a cotação do ouro), e o preço que é pago pelos compradores de ouro usado.
Imagine que o valor da grama do ouro é dado sobre o ouro puro, ou seja, diariamente o preço do ouro é atualizado internacionalmente, sobre o ouro 24k. Por isso. Se você deseja vender suas joias em ouro 18k, o valor calculado será um pouco inferior, pois não se trata do ouro puro, mas de uma porcentagem dele. Logo, o valor também será uma porcentagem do preço ouro de 24k. Essa diferença de preços confunde muitas pessoas, que acabam ficando com medo de avaliações incorretas. Por isso, é importante entender sobre os kilates e o valor da grama do ouro, para não se sentir e não ser enganado.

Como sei qual é o meu ouro?

Normalmente as joalherias fabricantes de peças em ouro, fazem uma gravação na joia informando os kilates do ouro juntamente com um certificado de autenticidade. Nos casos do ouro de 18k, é comum ver peças com o número 750 gravado.
Mas, e se sua peça não possui essa gravação ou não está legível? É possível testar o ouro, para saber sua porcentagem de pureza. Qualquer joalheria consegue fazer um teste rápido e simples dos kilates, com ácidos específicos. O joalheiro lixa uma pequena área na sua peça e aplica um ácido. Se a peça sofrer um escurecimento, ela não é de ouro 18k mas ainda pode ser ouro dependendo do quanto ficou escurecida, o que chamamos de Ouro Baixo, ou seja, abaixo de 18k.
Atenção, escolha uma joalheria de confiança para fazer esse teste, já que a os kilates do ouro influenciam no valor da sua peça.

 

 

 

Ficou alguma dúvida sobre os quilates do ouro ou tem algum tema legal para sugerir? Comente aqui ou escreva pra gente no havila@havilajoalheiros.com.br. Ficaremos felizes em te responder!

Faça uma avaliação

Melhor preço